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Cantares, Cantares, Cantares - Dona Militana: O canto do Sitio Oiteiro. 2002. Fundação Héilio Galvão. Encadernação editorial 15 x 15 cm. Com caixa protetora. Contem 3 Cd's com cantos populares. Raros.** Não é de agora o estudo do romanceiro potiguar, Luís Câmara Cascudo, Hélio Galvão, Verissimo de Melo e Deifilo Gurgel inscrevem-se na história desta pesquisa romanceira, impulsionando-a em grandeza e extrapolando o limite nacional.Na luz do foco cascudiano, Ariano Suassuna (PE) recriou o romance O Boi da Mão de Pau, de Fabião das Queimadas (RN), que Antônio Carlos Nóbrega (PE) gravou no CD Nação Potiguar. O compositor Antônio José Madureira (RN) faria ainda a versão instrumental dos romances A Bela Infanta, Minervina e da Nau Catarineta; todos gravados peloQuinteto Armorial. Posteriormente, já em carreira solo, Nóbrega gravaria os Romances Clara Menina e Dom Carlos de Alencar, A filha do Imperador do Brasil e comporia o Romance do Aleijadinho. É nessa perspectiva de atualização indenitária onde reside a nossa busca e prospecção compilatória da voz de Dona Militana, Romances, xácaras, Modinhas, toada de boi, coco, romarias, desafios, jornadas de chegança e fandangosão cantares de D. Militana (1925- São Gonçalo do Amarante/ RN).Da infância vivida ás margens do Rio Potengi, subindo em árvores, produzindo cestaria de cipós, pescando caranguejos nos manguezais e ouvindo do pai, Seu Atanázio, histórias de folhetos de cordel. Aprendeu via tradição oral um valioso acervo poético- linguístico. São histórias de reis, princesas, condes, duques, cangaceiros, escravos, súditos, santos, coronéis, mitos, arquétipos...Tramas de poderosos, artimanhas dedesfavorecidos. Seu talento artístico, tardiamente celebrado mas felizmente hoje reconhecido, lego ao Brasil uma refinada cepa musical resultante da mistura de culturas afro-moura-ibérica transplantadas para o Nordeste onde adquiriu sotaque e característica própria. Se a cantora cigana Pastora Pavón perpetuou-se através de Garcia Lorca, o coqueiro Chico Antônio pelos escritos de Mário de Andrade, Clementino de Jesus nos registros fonográficos de Hermínio Bello de Carvalho e outros,se o rabequeiro alforriado Fabião dos Queimados expandiu-se igualmente em livros do mestre Câmara Cascudo. A Cantadora do Sitio Oiteiro impôs-se, como Helena Meirellesvioleira pantaneira - na arte e no carisma.CANTARES DE BELÉM MARESMatriarca assumida, administra a vida e a vila de sues filhos e netos que moram no entorno da sua casa humilde visitada por artistas e pesquisadores importantes. Sua ambiência foi objeto de ensaio fotográfico por Candinha Bezerra. A vida- obra imbrica-se. São lances reais dignos dos mais difundidos romanços e desafios, no sentido mesmo de uma épica trágica encetando enredos ameaçadores. Do além-mar Paulina ao regional Antonio Silvino.Refiro-me à situação sócio-econômica e narrações recorrentes de vida pessoal, familiar, afetivo. Este CD ousou fixar seu repertório, porém tratando-se de processos mnemônicos é preciso ressaltar o átimo seminterferências , focando o flagrante , o Canto criativo sem limites liberado, inclusive no poder contínuo de reinvenção.O povo é mesmo o inventa-línguas. As linguagens aqui contidas foram transcritas por Dolores Portela, Wilson Pereira de Azevêdo e Marília Cabral de Azevêdo. Priorizando o Canto tentamos relacioná-lo ás sonoridades e ecos melódicos, reindentificando -o a possíveis protomatizes : no medievo, renascimento, africanismo, no som mourisco, lusitano e flamenco. Dicotomias de superfícies esteticamente abolidas, como pensa o poeta E.M de Melo e Castro, sugerimos a participação de músicas e instrumentos de formação diversa indo, entre tantos, dos populares Eusébio Macaíba, Mestre Salustiano (rabecas), Mingo Araújo (dawul, tambor falante ), Luizinho Calixto (fole de 12 baixos ), Waldonys (sanfona) passando pela releitura musicalmente hídriba de Roberto Corrêa (viola de cocho), João Omar (violão e cello) chegando até aos eruditos, Osvaldo D´Amore (violino; maestro da Orquestra sinfônica-RN), Dolores Portela (cravo), Délcio Gioielli (kalimba; do naipe de percussão da Banda Sinfônica São Paulo-SP) , Luca Raele (clarinete) e Péricles Johnson (fagote). Sempre o canto em primeiro lugar e a instrumentação respeitando seu ritmo e variações de tons.Em algumas faixas, a voz brilha sozinha como normalmente acontece nas apresentações. O projeto Nação Potiguar cumpre mais uma importante etapa no vasto mapeamento sonoro do Rio Grande do Norte.

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Cantares, Cantares, Cantares - Dona Militana: O canto do Sitio Oiteiro. 2002. Fundação Héilio Galvão. Encadernação editorial 15 x 15 cm. Com caixa protetora. Contem 3 Cd's com cantos populares. Raros.** Não é de agora o estudo do romanceiro potiguar, Luís Câmara Cascudo, Hélio Galvão, Verissimo de Melo e Deifilo Gurgel inscrevem-se na história desta pesquisa romanceira, impulsionando-a em grandeza e extrapolando o limite nacional.Na luz do foco cascudiano, Ariano Suassuna (PE) recriou o romance O Boi da Mão de Pau, de Fabião das Queimadas (RN), que Antônio Carlos Nóbrega (PE) gravou no CD Nação Potiguar. O compositor Antônio José Madureira (RN) faria ainda a versão instrumental dos romances A Bela Infanta, Minervina e da Nau Catarineta; todos gravados peloQuinteto Armorial. Posteriormente, já em carreira solo, Nóbrega gravaria os Romances Clara Menina e Dom Carlos de Alencar, A filha do Imperador do Brasil e comporia o Romance do Aleijadinho. É nessa perspectiva de atualização indenitária onde reside a nossa busca e prospecção compilatória da voz de Dona Militana, Romances, xácaras, Modinhas, toada de boi, coco, romarias, desafios, jornadas de chegança e fandangosão cantares de D. Militana (1925- São Gonçalo do Amarante/ RN).Da infância vivida ás margens do Rio Potengi, subindo em árvores, produzindo cestaria de cipós, pescando caranguejos nos manguezais e ouvindo do pai, Seu Atanázio, histórias de folhetos de cordel. Aprendeu via tradição oral um valioso acervo poético- linguístico. São histórias de reis, princesas, condes, duques, cangaceiros, escravos, súditos, santos, coronéis, mitos, arquétipos...Tramas de poderosos, artimanhas dedesfavorecidos. Seu talento artístico, tardiamente celebrado mas felizmente hoje reconhecido, lego ao Brasil uma refinada cepa musical resultante da mistura de culturas afro-moura-ibérica transplantadas para o Nordeste onde adquiriu sotaque e característica própria. Se a cantora cigana Pastora Pavón perpetuou-se através de Garcia Lorca, o coqueiro Chico Antônio pelos escritos de Mário de Andrade, Clementino de Jesus nos registros fonográficos de Hermínio Bello de Carvalho e outros,se o rabequeiro alforriado Fabião dos Queimados expandiu-se igualmente em livros do mestre Câmara Cascudo. A Cantadora do Sitio Oiteiro impôs-se, como Helena Meirellesvioleira pantaneira - na arte e no carisma.CANTARES DE BELÉM MARESMatriarca assumida, administra a vida e a vila de sues filhos e netos que moram no entorno da sua casa humilde visitada por artistas e pesquisadores importantes. Sua ambiência foi objeto de ensaio fotográfico por Candinha Bezerra. A vida- obra imbrica-se. São lances reais dignos dos mais difundidos romanços e desafios, no sentido mesmo de uma épica trágica encetando enredos ameaçadores. Do além-mar Paulina ao regional Antonio Silvino.Refiro-me à situação sócio-econômica e narrações recorrentes de vida pessoal, familiar, afetivo. Este CD ousou fixar seu repertório, porém tratando-se de processos mnemônicos é preciso ressaltar o átimo seminterferências , focando o flagrante , o Canto criativo sem limites liberado, inclusive no poder contínuo de reinvenção.O povo é mesmo o inventa-línguas. As linguagens aqui contidas foram transcritas por Dolores Portela, Wilson Pereira de Azevêdo e Marília Cabral de Azevêdo. Priorizando o Canto tentamos relacioná-lo ás sonoridades e ecos melódicos, reindentificando -o a possíveis protomatizes : no medievo, renascimento, africanismo, no som mourisco, lusitano e flamenco. Dicotomias de superfícies esteticamente abolidas, como pensa o poeta E.M de Melo e Castro, sugerimos a participação de músicas e instrumentos de formação diversa indo, entre tantos, dos populares Eusébio Macaíba, Mestre Salustiano (rabecas), Mingo Araújo (dawul, tambor falante ), Luizinho Calixto (fole de 12 baixos ), Waldonys (sanfona) passando pela releitura musicalmente hídriba de Roberto Corrêa (viola de cocho), João Omar (violão e cello) chegando até aos eruditos, Osvaldo D´Amore (violino; maestro da Orquestra sinfônica-RN), Dolores Portela (cravo), Délcio Gioielli (kalimba; do naipe de percussão da Banda Sinfônica São Paulo-SP) , Luca Raele (clarinete) e Péricles Johnson (fagote). Sempre o canto em primeiro lugar e a instrumentação respeitando seu ritmo e variações de tons.Em algumas faixas, a voz brilha sozinha como normalmente acontece nas apresentações. O projeto Nação Potiguar cumpre mais uma importante etapa no vasto mapeamento sonoro do Rio Grande do Norte.

Informações

Lance

    • 3 lance(s)

    • R$ 30.00

    • R$ ,00

Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1. As obras que compõem o presente LEILÃO, foram periciadas pelos organizadores que,solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2. Em caso eventual de engano na expertise de obras, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feitaem até 5 dias após o fim do leilão e/ou acesso à mercadoria. Findo este prazo, não mais serão admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3. Obras estrangeiras serão sempre vendidas como "Atribuídas".

    4. O Leiloeiro(a) não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo.

    As obras serão vendidas "NO ESTADO" em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação.

    Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão.

    Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas, nem servirá de alegação para descumprir o compromisso firmado.

    6. O leilão obedecerá rigorosamente à ordem dos lotes apresentada no catalogo. Todos os lotes poderão receber lances prévios antes da data de realização do pregão(*).

    Contudo, o lance vencedor será registrado somente durante o pregão ao vivo (data e horário divulgado no catálogo).

    É somente nesta data que o Leiloeiro(a) "baterá o martelo", formalizando cada lote como "Lote vendido".

    Os lances efetuados após a apresentação do lote no pregão, terão seu aceite ou não submetidos ao crivo do Leiloeiro(a) responsável.

    7. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que poderá ser feito por funcionário autorizado pelo Leiloeiro(a).

    8. O Leiloeiro(a) colocará, a titulo de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: Para a participação nos leilões online faz-se necessário possuir um cadastro válido e ativo.

    Caso não possua cadastro, este poderá ser efetuado diretamente através do site do respectivo leilão, sendo certo que este deverá ser atualizado sempre que necessário.

    8.1.1 O acesso ao sistema de leilões online pelo usuário poderá ser cancelado ou suspenso a qualquer tempo e sob o exclusivo critério do Leiloeiro(a), não havendo direito a qualquer reclamação ou indenização.

    8.2. O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante,

    acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem efetuados.

    Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, os quais somente poderão ser anulados e/ou cancelados de acordo com autorização do leiloeiro(a) responsável.

    8.3. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site),devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9. O Leiloeiro(a) se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10. Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro(a); o que não cria novação.

    12. As obras adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 72 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro(a), (5%).

    Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e efetuar o bloqueio da respectiva cartela até respectiva quitação de taxas e multas equivalentes.

    13. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes.

    O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação pelo arrematante da empresaresponsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio, ficando o Leiloeiro(a) e as Galerias e/ou Organizadores isentos de qualquer responsabilidade em caso de extravio, furto e/ou dano à mercadoria.

    14. O Leiloeiro(a) reserva-se ao direito de cancelar o lance, caso o arrematante adote posturas consideradas ofensivas, desrespeitosas ou inapropriadas, seja antes ou durante a realização de leilão.

    Poderá haver cancelamento de qualquer oferta de compra, sempre que não for possível comprovar a identidade do usuário ou caso este venha a descumprir quaisquer condições estabelecidas no presente contrato,dentre elas, a utilização de cadastros paralelos objetivando se eximir das responsabilidades previstas neste Termo.

    15. - O arrematante assume neste ato, expressamente, que responderá, civil e criminalmente, pelo uso de qualquer equipamento, programa ou procedimento que vise interferir no funcionamento do site.

    16. - O arrematante, ao clicar ACEITO declara ter lido e aceito o conteúdo do presente "termos e condições", sem nenhuma oposição, inclusive, não tem ressalva a fazer sobre as condições aqui estabelecidas.

    Também declara ter capacidade, autoridade e legitimidade para assumir responsabilidades e obrigações através do presente instrumento.

    17. Todas as controvérsias oriundas ou relacionadas ao presente Termo, deverão ser resolvidas, primeiramente, por negociação e/ou mediação entre as Partes.

    Não logrando êxito, a controvérsia poderá vir a ser resolvida por interpelação judicial.

    18. A Parte interessada em iniciar o procedimento de negociação/mediação deverá comunicar a outra parte por escrito, detalhando a sua reclamação, bem como apresentando proposta para a solução da questão,sendo concedido prazo de até 10 (dez) dias para a outra Parte apresentar sua manifestação.

    Fica eleito o foro do estado do Rio de Janeiro, Comarca da Capital, para dirimir qualquer controvérsia oriunda deste instrumento não equacionada via negociação e/ou mediação,com a expressa renuncia a outro por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

    Leilão - forma de alienação de bens.

    *Pregão - forma de licitação pública, em data e horário pré-definidos, onde é validado a escolha do melhor candidato pelo respectivo leiloeiro(a) responsável.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista, acrescido da taxa do leiloeiro de 5 %.

    Não aceito cheque.

    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser informada através do e-mail de cobrança.

    Não aceitamos cartões de crédito.

    Para depósitos em cheque, as peças serão liberadas para retirada/envio somente após a compensação.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes.

    Em caso de envio por transportadoras, esta deverá ser providenciada pelo Arrematante.